CEUPES

CEUPES

   O CeUPES (Centro Universitário de Pesquisa e Estudos Sociais) “Ísis Dias de Oliveira” é o centro acadêmico do curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. É uma entidade representativa do conjunto de estudantes da graduação e pós-graduação, funcionando como uma ferramenta de organização e mobilização.

   Por seu intermédio, es estudantes do curso podem, de forma coletiva, levar à frente as suas demandas nas mais diversificadas esferas: políticas, acadêmicas, de permanência estudantil, culturais, de lazer, infraestrutura do curso, entre outras. Além disso, todo ano são realizadas eleições para a gestão do CeUPES, em que todes da podem se organizar para inscrever chapas e participar do processo.

   Sua fundação ocorreu em 1957, a partir da demanda dos próprios estudantes, tornou-se clandestino em 1969, em decorrência da Ditadura Civil Militar, somente retornando à legalidade em 1972.

   A renomeação do centro acadêmico para “CeUPES Ísis Dias de Oliveira” ocorreu em novembro de 2012, durante a cerimônia de comemoração dos 55 anos da entidade estudantil. Ísis Dias de Oliveira, que hoje dà nome ao nosso CA, foi uma estudante do curso de Ciências Sociais de 1965 a 1967, participou do movimento estudantil e, em 1972, foi presa e desaparecida. Diante disso, o Centro Acadêmico leva seu nome para relembrar sua memória, a luta realizada pelo movimento estudantil durante a ditadura e repressão enfrentada. Por Ísis e todes que lutaram durante a ditadura, hoje podemos ter uma ferramenta de organização dos estudantes do curso, e, assim, continuar com sua história de resistência.

instagram - ceupes