O UrbanData-Brasil é um banco de dados bibliográfico que reúne informações publicadas, sob diferentes formatos editoriais, acerca das várias dimensões do urbano brasileiro. Desde sua criação pela socióloga Licia Valladares em fins dos anos 1980, a iniciativa é reconhecida por fazer jus ao caráter multidisciplinar e pluritemático dos estudos urbanos. Além de permitir a produção de balanços do campo, o projeto tem inspirado e formado uma série de pesquisadores(as) desde a Iniciação Científica.
Atualmente coordenado por Bianca Freire-Medeiros, Profa Livre Docente do Dept. de Sociologia da USP, o banco de dados permite o acesso gratuito a informações qualificadas sobre mais de 22000 trabalhos. Essa qualificação é derivada de uma série de indexadores próprios de classificação, entre os quais se destacam as Áreas Temáticas, vocabulário controlado que permite ao/à pesquisador/a organizar sua busca a partir de 35 grandes áreas, consagradas ou emergentes, dos estudos urbanos. Trata-se, portanto, de uma ferramenta útil para montar bibliografias e, a depender de parcerias, para aprimorar censos estatais, universitários e de grupos de pesquisa.
O UrbanData-Brasil produz, também, publicações que são fruto de esforços coletivos, envolvendo, ao longo do tempo, diferentes pessoas. Sob coordenação de Licia Valladares, foram organizados, no começo da década de 1990, o “1001 Teses sobre o Brasil Urbano” e o “Rio de Janeiro em Teses”, à época levantamentos pioneiros e que tiveram repercussão para além da academia. No site do UrbanData-Brasil, você encontra, além desses dois mencionados, outros trabalhos que se valeram metodologicamente de nossos protocolos classificatórios. O mais recente é “São Paulo em Teses: catálogo bibliográfico (1940-2015)”, realizado em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole.
Outra face do UrbanData-Brasil é seu empenho na extensão universitária, que entendemos de forma conjunta à tarefa da pesquisa. Em 2019, foi lançado o Podcast Urbanidades, projeto que conta com apoio do Centro de Estudos da Metrópole, do Programa Unificado de Bolsas e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Graças a essas parcerias e ao empenho não só da equipe de estudantes, mas também de pessoas voluntárias de várias instituições brasileiras, o Urbanidades conquistou um lugar de referência, tendo sido premiado com Menção Honrosa no III Prêmio de Divulgação Científica da ANPOCS, principal associação em Ciências Sociais do país. Em plena atividade, são mais de cem
episódios, 50000 plays e 10000 ouvintes no Spotify, seu principal agregador.