Graduação em Ciências Sociais

Graduação em Ciências Sociais

A graduação em Ciências Sociais na USP está estruturada em torno de três grandes áreas de conhecimento: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Trata-se, portanto, de um curso estruturalmente interdisciplinar. Com entrada única para o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais, o curso recebe, anualmente, 210 ingressantes (100 no período vespertino e 110 no período noturno). 

Conforme a avaliação da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), divulgada no dia 22 de março de 2023, 12 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo. Desse total, a área específica de Antropologia foi classificada entre as 50 melhores, na 27ª posição. As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco, sendo Ciência Social e Administração classificada na 45ª posição.

O objetivo precípuo do curso de Ciências Sociais é permitir aos/às discentes um processo de aquisição de conhecimento específico das Ciências Sociais, possibilitando a assimilação de um cabedal de conhecimentos (relativos a teorias, conceitos, análises, métodos e técnicas de pesquisa empírica) que poderão assumir formas variadas de utilização e de aplicação. Nesse sentido, o curso pretende formar cientistas sociais, isto é, profissionais engajados nos setores público ou privado, em docência, pesquisa, assessoria, entre outros, que estejam habilitados/as a:

► pesquisar cientificamente os fundamentos sociais de relações humanas do presente e do passado;

► analisar de modo autônomo e sem preconceitos a realidade social na qual tais relações estão inseridas;

► mobilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso e a independência intelectual nele fomentada para intervir na realidade social em que tais conhecimentos e independência forem demandados.

Os segmentos do mercado de trabalho privilegiados pela formação em Ciências Sociais na USP são: 

► pesquisa e docência acadêmicas;
► docência escolar; 
► elaboração de políticas públicas; 
► assessoria e/ou consultoria em órgãos e empresas públicos e privados, partidos políticos e organizações não governamentais (ONGs); 
► jornalismo especializado; 
► pesquisa de mercado.

Espera-se que os/as candidatos/as ao curso de Ciências Sociais na USP estejam dispostos a construir uma disciplina de leitura e de estudos, que sejam sensíveis e curiosos aos fenômenos sociais e se disponham a análises da realidade social que sejam de natureza científica, que é crítica e refletida por excelência. 

Para além do diploma de Bacharel em Ciências Sociais pela USP, o/a discente de Ciências Sociais pode obter  diploma de Licenciado em Ciências Sociais. 

O período ideal de formação dos/as discentes de Ciências Sociais (Bacharelado incluindo ou não a Licenciatura) é de oito (08) semestres. O tempo máximo de integralização do curso é de doze (12) semestres