LABORATÓRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
A extensão, em conjunto com o ensino e a pesquisa formam o tripé da universidade pública. Por isso, vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, o Laboratório Estudantil de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais - LEPECS foi criado em 2020 para ampliar a difusão e a conexão entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e a comunidade externa à universidade.
Este projeto surge em meio a necessidade de fortalecer a extensão universitária e atender às demandas dos estudantes de Ciências Sociais da FFLCH-USP em um momento de transformação do perfil desses estudantes, decorrente da implementação das ações afirmativas na universidade. Com a ampliação do acesso de estudantes de baixa renda, de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas, surge a demanda por oportunidades de profissionalização e oportunidades profissionais no campo das ciências sociais, que tradicionalmente foi restrito e elitizado.
Concomitantemente ao aumento da demanda, o projeto visa suprir uma aparente falta de informações sobre as carreiras em Ciências Sociais, proporcionando uma visão ampla das possibilidades profissionais, e desmistificando a ideia de que o curso não possibilita boa inserção no mercado de trabalho. Muitas vezes, os estudantes desconhecem as oportunidades além da academia. É essencial orientá-los sobre as perspectivas de atuação em instituições públicas, organizações do terceiro setor, empresas e movimentos sociais, contribuindo para uma formação mais abrangente e conectada às atuais demandas, considerando sua ampla diversidade.
Desde sua criação, o LEPECS é mantido por uma equipe de estudantes voluntários. No entanto, atualmente, o projeto é beneficiado pelo Programa Unificado de Bolsas PUB-USP.